Tomar quer apostar em transportes urbanos amigos do ambiente
Executivo municipal vai apresentar candidatura para adquirir seis viaturas eléctricas porque as que pertencem à rede de Transportes Urbanos de Tomar estão completamente degradadas.
Tudo indica que nos próximos meses os tomarenses vão assistir à renovação da frota de veículos da rede de Transportes Urbanos de Tomar (TUT). Anabela Freitas, presidente da câmara municipal, anunciou, na última sessão camarária, que a autarquia vai-se candidatar a um programa de financiamento para comprar seis autocarros eléctricos com mais eficiência energética e ambiental. Se a candidatura for aceite, o município vai receber mais de um milhão e meio de euros para renovar a frota.
A Assembleia Municipal de Tomar vai agora deliberar sobre o assunto e só depois de aprovado o processo é que a autarquia se pode candidatar ao POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos).
O vereador do Partido Social-Democrata, Luís Ramos, congratulou o município pela decisão, sublinhando que apenas peca por tardia. Na opinião do autarca, a utilização intensiva tem causado a degradação das viaturas, que necessitam frequentemente de reparações, o que implica elevados custos e períodos muito largos de não utilização.
“Há mais de dois anos que temos vindo a falar sobre este assunto e da necessidade de melhorar a frota de autocarros. Vários motoristas e passageiros têm-se queixado aos serviços do município e nunca se fez nada. Finalmente que a câmara reconheceu que os problemas existem”, disse.