Sociedade | 14-09-2021 15:00

Ruínas romanas em Benavente votadas ao esquecimento

Ruínas romanas em Benavente votadas ao esquecimento
Fornos eram utilizados pelos romanos para a produção de ânforas para transporte e conservação de peixe (foto DR)

O estado de abandono do complexo fabril romano da Garrocheira está a gerar indignação entre a população. Muitos nem sabiam da existência daquele património. Município diz ter um projecto de investigação parado por causa da pandemia e admite ser preciso melhorar a estratégia de divulgação do património concelhio.

Alguns populares não estão satisfeitos com o aparente estado de abandono em que se encontra o centro fabril de olaria romana localizado na Garrocheira, em Benavente, que se estima ter laborado entre o século I e finais do século III. A estrutura que devia servir de protecção ao achado arqueológico está destruída e o local está invadido por vegetação que não sofre qualquer tipo de manutenção. Além destas queixas, dizem que o património é desconhecido entre a própria população e que deveria merecer mais atenção por parte da Câmara de Benavente.

No local já decorreram várias escavações arqueológicas que revelaram que naqueles fornos os romanos produziam ânforas para transportar conservas e preparados de peixe. No entanto, revela a O MIRANTE o vereador responsável pelo pelouro da cultura e património, Hélio Justino, as campanhas de escavações, lideradas pelo professor Clementino Amaro não se realizaram nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Questionado sobre a preservação do local não estar a ser assegurada, Hélio Justino referiu que a autarquia, depois de ter tido conhecimento sobre o estado da tela que cobria os fornos, já está a “providenciar a sua substituição”.

Relativamente à promoção turística do local, Hélio Justino admite que o município tem vindo a trabalhar nesse sentido, mas tem “ainda muito que melhorar”.

A olaria romana da Garrocheira além de fazer parte das brochuras e de estar mencionada no sítio da câmara municipal na Internet, tem vindo a ser apresentada pelo serviço educativo do Museu Municipal de Benavente aos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo