Portugal disponível para auxiliar após erupção de vulcão nas Canárias
António Costa manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio a Espanha na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias.
O primeiro-ministro António Costa enviou no domingo à noite uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio.
A mensagem de António Costa ao presidente do Governo de Espanha foi divulgada por fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro.
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo, 19 de Setembro, na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.
O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais activos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas.
As autoridades espanholas prevêem retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão entre 5.000 e 10.000 pessoas.
Os fluxos de lava que há horas descem das encostas do vulcão avançam a aproximadamente 700 metros por hora, com uma temperatura de 1.075 graus Celsius, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan).
As autoridades locais já iniciaram a evacuação de vários bairros dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte, em antecipação ao avanço da lava.
As autoridades referem que há várias estradas afectadas pela erupção estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução.