Sociedade | 22-09-2021 18:00

Associação de moradores pede proibição do trânsito no acesso às Portas do Sol

Associação de moradores pede proibição do trânsito no acesso às Portas do Sol
Estacionar perto das Portas do Sol em Santarém nunca foi tarefa fácil

Residentes nas imediações do emblemático jardim de Santarém queixam-se da falta de lugares de estacionamento na zona, muito procurada por quem visita a cidade.

O presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém foi à última reunião do executivo camarário propor o corte de tráfego na Avenida 5 de Outubro, único acesso rodoviário ao emblemático Jardim das Portas do Sol, com excepção para residentes e viaturas envolvidas nas obras de requalificação previstas para breve no local.

Francisco Pombas alertou que está a tornar-se “dramático” para os moradores conseguir lugar para estacionar nessa artéria e no Largo da Alcáçova, dando conta de atritos pontuais entre residentes e visitantes que ali parqueiam as viaturas para irem visitar as Portas do Sol. “Já houve inclusivamente cenas de agressões na rua”, afirmou o dirigente associativo, defendendo a colocação de sinalização a interditar a avenida ao trânsito com as referidas excepções.

Em recente edição, O MIRANTE também já tinha dado conta desse problema e das queixas de moradores da zona. Estacionar junto ao Jardim das Portas do Sol nunca foi tarefa fácil e com a montagem do estaleiro no Largo da Alcáçova e início de prospecções arqueológicas na zona, o panorama piorou para os residentes na zona. “Neste momento já não há lugares para os moradores estacionarem”, enfatizou Francisco Pombas.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse ter conhecimento desse problema, que está a ser avaliado pelos técnicos do município, garantindo que irá ser feito o possível com vista à sua resolução. O autarca social-democrata informou ainda que a Direcção Geral do Património Cultural /DGPC) tem exigido mais sondagens arqueológicas na zona do que o previsto e que esses trabalhos também têm suprimido alguns lugares de estacionamento. Referiu ainda que a empreitada de requalificação da Avenida 5 de Outubro e Largo da Alcáçova tem final previsto para Março de 2022.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo