Sociedade | 25-09-2021 10:00

Vacas na A1 perto do Cartaxo puseram em risco segurança rodoviária

Vacas na A1 perto do Cartaxo puseram em risco segurança rodoviária
Cerca de duas dezenas de vacas invadiram a auto-estrada do norte perto do nó do Cartaxo (FOTO: Pedro Leal – Vigilantes da Estrada)

Caso insólito não causou danos de maior, para além do corte do trânsito durante algum tempo. Brisa e GNR não responderam às questões colocadas pelo nosso jornal.

Uma manada de vacas, com perto de duas dezenas de animais, invadiu a auto-estrada A1 nas proximidades do nó do Cartaxo, no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 62, na tarde de 14 de Setembro, cerca das 16h20. Não se registaram danos pessoais nem materiais, mas o trânsito esteve cortado cerca de 40 minutos até ser reposta a normalidade.

Os animais deslocaram-se de uma propriedade confinante, não se conhecendo as circunstâncias em que conseguiram ultrapassar a vedação. No local estiveram militares da GNR do Comando Territorial de Santarém. O caso passou entretanto para a alçada da Polícia Judiciária. O MIRANTE contactou a Brisa, empresa concessionária da A1, para tentar obter informações adicionais, mas não obteve qualquer resposta.

Acidente com javali matou jovem

Recorde-se que, não muito distante do local onde agora surgiram vacas na A1, em Novembro de 1999 registou-se um acidente mortal causado por um javali que se atravessou na via, na zona do Carregado. Uma jovem de Santarém perdeu a vida na sequência do embate do seu veículo contra o animal. O Tribunal de Alenquer condenou a Brisa – Auto Estradas de Portugal a pagar uma indemnização aos pais de Sandra Luís.

A juíza considerou que “a factualidade apurada permite afirmar com segurança a culpa efectiva da ré Brisa na omissão do cumprimento da sua obrigação de garantir a segurança da circulação, designadamente através da construção de vedações que não permitam a entrada na via de animais sobretudo de grande porte como é o caso de um javali”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo