Sociedade | 29-09-2021 10:00

Desafio de escalar montanhas inspira livro de Fernando Ferreira

Desafio de escalar montanhas inspira livro de Fernando Ferreira
Fernando Ferreira já escalou quatro dezenas de montanhas e aventurou-se agora na escrita com o lançamento de um livro de motivação e superação pessoal

Fernando Ferreira já esteve no topo de 42 dos picos mais altos do mundo e decidiu partilhar em livro os segredos motivacionais que aprendeu a alta altitude. “A montanha é terreno que exige superação, é uma escola de vida e resiliência”, diz.

A pandemia adormeceu e matou os sonhos de muita gente e por isso está na hora de dar a volta às dificuldades e voltar a conquistar as ambições individuais que foram postas na gaveta. A crença é de Fernando Ferreira, 58 anos, um dos nomes grandes do montanhismo nacional e que nasceu em Alverca, cidade onde é professor de educação física. Já tem 42 montanhas escaladas no currículo e sempre com a bandeira de Vila Franca de Xira com ele. Vive na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

É creditado como tendo sido o primeiro português a conquistar o cume do Cotopaxi, no Equador, a 5.897 metros. Já escalou montanhas de todos os tamanhos em diversos continentes e países, dos Picos da Europa aos Pirenéus, Monte Branco, Alpes, Rússia, China, Argentina, Peru, Nepal e Marrocos, sendo a mais alta do seu currículo o Muztagh Ata, na China, com 7.509 metros. A sua primeira ascensão foi em 1992 no Pic D’Anie, nos Pirenéus, que tem 2.504 metros.

Depois de um ano marcado pela pandemia Fernando Ferreira decidiu colocar em livro os ensinamentos da montanha para ajudar toda a gente a vencer as suas próprias escaladas. “Supera-te - Ensinamentos da montanha para a tua vida” é uma edição do autor, paga do seu bolso mas que já está a dar que falar e a atrair o interesse de algumas editoras. “Para já quero manter o controlo da sua edição mas no futuro talvez aceite as propostas que me têm feito”, confessa a O MIRANTE.

Juntamente com os ensinamentos da montanha o livro tem diversas fotos dos locais por onde passou. Este não é, contudo, um livro sobre as aventuras e peripécias pelas quais passou. “É um livro de experiências e dicas para ultrapassar obstáculos e dificuldades. A montanha é terreno que exige superação, é uma escola de vida e resiliência. A montanha nunca mente. Vivemos agora um período conturbado que exige de nós essa resiliência e esta é a minha tentativa de ajudar toda a gente a recuperar para não ficarmos estagnados”, conta.

Um filho da pandemia

Há três anos que pensava escrever o livro mas foi a pandemia que acelerou o nascimento da obra. Um dia, em Dezembro de 2020, acordou às quatro da manhã e decidiu sentar-se a escrever. Em Maio deste ano o livro foi publicado.

“Ficámos confinados física e mentalmente. Cada um de nós tem de dar sentido à sua vida e espero que o livro ajude. Há pessoas com medo de sonhar porque têm medo de confrontar o sonho com a impossibilidade de o concretizar. Isso é errado. Não deixem de sonhar. Cada um tem as montanhas da sua vida para escalar. Muitas vezes só a tentativa faz-nos crescer”, afirma.

Fernando Ferreira confessa que escrever foi um acto de coragem porque quando a escrita é genuína e autêntica é preciso que o autor se exponha e para ele isso foi o mais difícil. “Foi um processo que me deu um grande prazer. Muita gente escreve a pensar no que os outros pensarão do que elas escreveram. Acho que não é esse o caminho e escrevi sem filtros. O autêntico é passarmos a mensagem”, conclui. Por ser edição de autor o livro está à venda apenas no site do autor em www.mountainlover.pt.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo