Borboletário Tropical de Constância é único no país

A beleza do espaço, inserido no Parque Ambiental de Santa Margarida, não deixa indiferente os cerca de 16 mil visitantes anuais que podem contactar directamente com as borboletas e observar o seu ciclo de vida.
Quem visita o Borboletário Tropical de Constância, situado no Parque Ambiental de Santa Margarida, fica deslumbrado com a possibilidade de estar em contacto directo com dezenas de borboletas de várias espécies. A concepção de um pequeno ecossistema artificializado, em ambiente quente e húmido, permite observar o ciclo de vida dos pequenos insectos, assim como os seus comportamentos e a sua beleza diversificada.
Tiago Lopes, responsável pela coordenação do parque ambiental, explica a O MIRANTE que se tentou replicar um ambiente tropical, com uma temperatura média que varia entre os 20 e os 30 graus, e humidade relativa acima dos 80%, com a presença de plantas de várias espécies que facilita a sua reprodução.
O coordenador diz que a maioria das espécies são oriundas da América Central, América do Sul, Sudeste Asiático e Africa, acrescentando que, em qualquer época do ano, é possível observar as quatro fases do seu ciclo de vida: ovo, lagarta, crisálida e borboleta. Tiago Lopes refere ainda que a opção por um projecto dedicado às borboletas não foi um acaso porque há uma grande aproximação com as pessoas e a sua reprodução é contínua ao longo de todo o ano.
