Sociedade | 10-10-2021 18:00

Samora Correia pede ao Governo reposição da qualidade no serviço do Hospital VFX

Samora Correia pede ao Governo reposição da qualidade no serviço do Hospital VFX
Despedimentos deixaram urgências do Hospital Vila Franca de Xira desfalcadas

Eleitos da assembleia de freguesia estão preocupados com a perda da garantia de segurança e qualidade no atendimento e exigem ao Governo que tome medidas. Em causa está a falta de médicos após despedimentos em bloco.

A Assembleia de Freguesia de Samora Correia aprovou uma moção onde exorta o Governo a tomar medidas urgentes que levem à garantia da segurança e qualidade no atendimento dos doentes no Hospital Vila Franca de Xira, que actualmente “não cumpre os critérios definidos pela Ordem dos Médicos e Estatuto do Doente”.

No documento aprovado por unanimidade é sugerido ao Governo que reúna com os representantes dos cinco municípios servidos pelo hospital, profissionais de saúde que trabalham na unidade e cidadãos que a utilizam.

As equipas do Serviço de Urgência e de Medicina Interna do Hospital Vila Franca de Xira, recorde-se, ficaram desfalcadas depois de uma vaga de despedimentos de clínicos antes do fim da gestão em regime de Parceria Público-Privada (PPP), em Junho último, sem que o quadro tenha sido reposto. No total saíram 13 médicos, incluindo a directora do Serviço de Urgência Geral e o director do serviço de Medicina Interna.

No entender da assembleia de freguesia, independentemente do modelo de gestão do hospital ser público ou em parceria público-privada, “o mais importante é a garantia da prestação de serviços de saúde de qualidade”, que “deixa de existir quando se reduz o número de profissionais de saúde e assistentes”. A situação alertam os eleitos já levou a que médicos atendam doentes em dois gabinetes das urgências para criar a ideia junto dos utentes que havia mais clínicos a atender.

Tal como referem na moção, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) já veio apelar ao conselho de administração do hospital, ao Governo e à Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo para que contrate médicos ou para que sejam dadas condições que facilitem a sua contratação.

Questionada por O MIRANTE, no final de Setembro, fonte oficial da unidade hospitalar referiu que o novo conselho de administração está a trabalhar afincadamente na resolução dos problemas reconhecendo que “não há soluções céleres para um serviço hospitalar tão relevante e que perdeu mais de 12 médicos”.

O Hospital Vila Franca de Xira serve uma população de 250 mil utentes dos concelhos de Benavente, Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira. Desses, cerca de 17 mil são da freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente, que inclui os lugares dos Arados e Porto Alto onde os utentes não têm acesso a serviço de atendimento permanente, tendo de se dirigir em caso de necessidade à urgência do hospital.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo