Sociedade | 22-10-2021 15:00

Juízes debatem impacto das novas tecnologias na justiça

Juízes debatem impacto das novas tecnologias na justiça

XV Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura debateu a questão da "(des)humanização da justiça face à era das novas tecnologias".

Os juízes reuniram-se, em Beja, no XV Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para debater a questão da "(des)humanização da justiça face à era das novas tecnologias".

O debate, que abordará as novas tecnologias numa perspetiva em que "sejam usadas como um meio e não como um fim", terá, na sessão de abertura, intervenções do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e, por inerência, do CSM, Henrique Araújo, do secretário de Estado Adjunto da Justiça, Mário Belo Morgado, e do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio.

"Numa altura em que o recurso aos meios virtuais ganhou grande expressão por causa da pandemia de Covid-19 que assolou o mundo, o CSM dedica um dos painéis [de discussão] a uma reflexão sobre a sociedade digital”, para a qual contará com a intervenção do reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Para apresentar o painel “Inteligência artificial aplicada ao Direito”, foram convidados o professor universitário Paulo Sousa Mendes e a juíza adjunta do gabinete de apoio ao vice-presidente e membros do CSM, Célia Santos.

A emergência do teletrabalho e os seus impactos foi outro dos temas em debate, com a participação de um especialista do laboratório colaborativo para o trabalho, emprego e protecção social.

O encontro anual do CSM é uma tradição iniciada em 2003, com o objectivo de reunir periodicamente juízes e profissionais de outras áreas para discutirem e analisarem temas relevantes para o funcionamento do sistema judicial.

Desde então, têm sido cada vez mais os juízes que participam no evento, tendo-se alcançado em Bragança, em 2019, a fasquia dos 200 participantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo