Sociedade | 25-10-2021 15:00

Papel da ONU e recuo dos direitos humanos encerram debates do Folio em Óbidos

Papel da ONU e recuo dos direitos humanos encerram debates do Folio em Óbidos
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Falta de intervenção da União Europeia em conflitos internacionais foi um dos factores apontados para o recuo dos direitos humanos.

A presidência de Donald Trump e a falta de intervenção da União Europeia em conflitos internacionais foram factores apontados para o recuo dos direitos humanos, tema que, no dia das Nações Unidas encerrou os debates do Folio.

“A presidência de Donald Trump [nos Estados Unidos da América]” foi, para a ex-candidata à presidência da república Ana Gomes o que “correu mal” no primeiro mandato de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas(ONU).

Oradora no último debate do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, Ana Gomes apontou ainda como fatores para “o recuo da agenda dos direitos humanos” o facto de, em alguns conflitos internacionais, como o caso da Líbia, ter “faltado Europa”.

“O que vi foi potências europeias a lutar pelos esquemas habituais, venda de armas, contratos de petróleo”, mas faltou “articulação da União Europeia o que acabou por condicionar a ação da ONU”, afirmou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo