Sociedade | 07-11-2021 15:00

Mãe de recluso encontrado morto em prisão de Lisboa quer que MP reabra investigação

Mãe de recluso encontrado morto em prisão de Lisboa quer que MP reabra investigação
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Mãe do recluso Danijoy Pontes, encontrado morto no Estabelecimento Prisional de Lisboa, garantiu que o seu filho foi assassinado na cadeia e pediu a reabertura do inquérito pelo Ministério Público.

A mãe do recluso Danijoy Pontes, encontrado morto no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) a 15 de Setembro, garantiu que o seu filho foi assassinado na cadeia e pediu a reabertura do inquérito pelo Ministério Público.

Indignada com o que considera ter sido o homicídio do seu filho, de 23 anos, e não uma morte por ataque cardíaco, Alice Costa falava aos jornalistas durante uma manifestação em frente ao EPL, para "exigir justiça por Danijoy", que juntou largas dezenas de manifestantes, muitas delas pertencentes a movimentos e organizações antirracistas.

"Eu tenho quase a certeza de que o meu filho foi assassinado", declarou a mãe de Danijoy Pontes, contestando a versão de que o seu filho, que era saudável, tivesse morrido de ataque cardíaco.

Alice Costa disse existir "uma marca bem grande na testa" do filho quando este foi para o Instituto de Medicina Legal (INMLCF) e que as suas roupas estavam "cheias de sangue" e a "cheirar mal".

Além disso, alegou ainda, outros reclusos do EPL comunicaram-lhe que a cela onde Danijoy Pontes foi encontrado morto estava repleta de sangue.

Segundo familiares e amigos do jovem recluso, Danijoy esteve 11 meses em prisão preventiva por furto, ultrapassando o tempo recomendável, quando era possível que aguardasse julgamento em liberdade.

Acabaria por ser condenado a seis anos de prisão efectiva, em cúmulo jurídico, mesmo não tendo qualquer antecedente criminal.

Na mesma madrugada em que Danijoy Lopes morreu no EPL, um outro recluso morreu também no EPL, o que contribuiu para suscitar mais dúvidas sobre o que se passou intramuros naquele presídio da capital, com capacidade para mais de 800 prisioneiros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias