Sociedade | 22-11-2021 21:00

Câmara de Santarém rejeita celebração solene do 25 de Novembro

Proposta do vereador do Chega não mereceu acolhimento por parte de PS e PSD

PSD e PS chumbaram uma proposta do vereador do Chega que defendia que a Câmara de Santarém instaurasse a celebração solene do 25 de Novembro de 1975, movimentação militar que pôs fim ao chamado Processo Revolucionário em Curso (PREC) e permitiu a estabilização de uma democracia representativa em Portugal.

O vereador do Chega, Pedro Frazão, sublinhou o papel que o Regimento de Comandos teve nessa crise que deixou Portugal à beira da guerra civil e considera que, 46 anos passados, o 25 de Novembro continua a ser “ocultado” da história de Portugal. “Devemos celebrar a história e não apenas quando a mesma é associada ao partido A ou partido B, história é história e não pode ser apagada! Nós, assim como outras forças políticas, entendemos o 25 de Novembro como a reposição dos valores originais de Abril”, lê-se na proposta do Chega, que foi apresentada em todos os 19 municípios onde o partido elegeu vereadores.

Manuel Afonso, vereador do PS e antigo comando que viveu esses momentos por dentro, justificou o voto contra dos socialistas dizendo que celebrar institucionalmente o 25 de Novembro iria ajudar a “desenterrar alguns fantasmas” que foram banidos com o fim do PREC. O PSD seguiu a mesma posição.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo