Sociedade | 28-11-2021 15:00

Câmara de Coruche mantém impostos municipais

Taxas de IRS, IMI e Derrama não vão ser alteradas no próximo ano.

A Câmara Municipal de Coruche aprovou na última reunião do executivo as taxas de IRS, IMI e Derrama para 2022, que serão aplicadas a munícipes e empresas do concelho. O município vai manter as taxas do ano anterior.

A taxa de participação variável em IRS vai manter-se nos 3%. A proposta, apresentada pelo executivo, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e CDU, e com o voto contra do vereador do PSD, Alexandre Neves, que entende que o município deveria baixar a taxa para os 2%.

A taxa de IMI, que é um dos maiores encaixes financeiros do município, cerca de 1,5 milhões de euros anuais, irá manter-se nos 0,33%, mantendo o desconto de 20 euros a agregados familiares com 1 filho, 40 euros com 2 filhos e 70 euros com 3 ou mais dependentes. O município irá ainda aumentar em 30% o valor do IMI a cobrar aos proprietários de prédios devolutos, para incentivar os proprietários a cuidar dos seus imóveis, sobretudo nas Áreas de Reabilitação Urbanas, onde são visíveis diversos prédios degradados. A proposta foi aprovada com os votos dos vereadores socialistas.

No que toca à Derrama, que incide sobre os lucros das empresas, as empresas sediadas no concelho com lucros até 150 mil euros vão pagar uma taxa de 0,25%. Já as empresas com lucros superiores a 150 mil euros vão continuar a pagar uma taxa de 1%. A proposta foi aprovada com os votos do PS e CDU e com o voto contra do PSD, que pretendia uma taxa zero.

A vice-presidente da Câmara de Coruche, Fátima Galhardo, que presidiu à reunião, deu a entender uma possível descida dos impostos até final do mandato, não anunciando quando o executivo o prevê fazer. Os impostos municipais em Coruche continuam a ser dos mais baixos do distrito de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo