Sociedade | 12-12-2021 12:00

Bairro fantasma de Vale Judeus  pode reforçar habitação acessível em Azambuja

Bairro fantasma de Vale Judeus  pode reforçar habitação acessível em Azambuja
Bairro dos serviços prisionais já foi habitado por dezenas de guardas prisionais e suas famílias

Serviços prisionais estão disponíveis para protocolar com a Câmara de Azambuja a cedência das habitações devolutas.

A Câmara de Azambuja pretende reforçar a oferta de habitação a preços acessíveis no concelho e para isso quer gerir o bairro do Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, em Alcoentre, devoluto há mais de uma década. Segundo o vice-presidente do município, António Matos, os serviços prisionais “estão disponíveis para que o município fique a gerir todas as habitações que não estão a ser ocupadas”.
O autarca socialista falava na última reunião do executivo onde deu ainda nota que o município reuniu com a Secretaria de Estado da Habitação para informar da falta de habitação no concelho e abordar a Estratégia Local de Habitação a implementar. No caso dos fogos habitacionais de Vale Judeus a estratégia passaria pela sua requalificação antes de serem disponibilizados num programa de renda apoiada.
António Matos referiu ainda que está a ser elaborado um regulamento, para que nas habitações de arrendamento acessível, entre outros benefícios fiscais, o IVA seja fixado nos seis por cento e os proprietários fiquem isentos do pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI).
O bairro do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus é uma antiga urbanização que já foi habitada por dezenas de guardas prisionais e director da prisão. Em tempos áureos, como no ano de 1974 em que lá residiam 200 famílias, foi um pequeno burgo com direito a escola, bar, capela, refeitório e transporte próprio para os filhos dos funcionários que estudavam fora.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias