Sociedade | 18-12-2021 21:00

Cientistas descobrem mecanismo para produção de proteína na origem de doença da retina

Investigação descobriu um mecanismo para a produção da rodopsina, uma proteína da retina dos olhos cuja falta causa a retinite pigmentosa, doença que provoca a degeneração da retina e a perda de visão.

Uma investigação liderada por instituições portuguesas descobriu um mecanismo para a produção da rodopsina, uma proteína da retina dos olhos cuja falta causa a retinite pigmentosa, doença que provoca a degeneração da retina e a perda de visão.

O estudo, que abre portas a possíveis tratamentos para a retinite pigmentosa com novos medicamentos que melhorem a produção desta proteína, foi divulgado na publicação científica EMBO Reports e é liderado por cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) António Xavier da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Gulbenkian de Ciência, que trabalharam em colaboração com investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Academia Checa de Ciências.

"Descobrimos um mecanismo importante para a produção da rodopsina, uma proteína com uma estrutura tridimensional bastante complexa. Defeitos na produção desta proteína causam uma doença chamada retinite pigmentosa, que provoca a degeneração da retina e consequente perda de visão", disse a primeira autora do estudo, Catarina Gaspar, doutoranda no laboratório coordenado por Pedro Domingos, investigador que liderou o trabalho no ITQB.

Justificando o alcance da investigação, Catarina Gaspar referiu que ao compreender-se melhor como se produz esta proteína será possível "melhorar o tratamento" da retinite pigmentosa, doença que "só ocorre quando a proteína é produzida de forma defeituosa".