Pavilhões de VFX recebem desfibrilhadores no primeiro trimestre
Os três pavilhões desportivos municipais do concelho de Vila Franca de Xira que ainda não têm desfibrilhadores automáticos instalados vão recebê-los no primeiro trimestre deste ano.
Os três pavilhões desportivos municipais do concelho de Vila Franca de Xira que ainda não têm desfibrilhadores automáticos instalados vão recebê-los no primeiro trimestre deste ano. A garantia foi deixada pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, na última assembleia municipal. Vão ser contemplados nesta fase os pavilhões de Castanheira do Ribatejo, Sobralinho e Arcena.
Fernando Paulo Ferreira respondia à eleita do CDS Filomena Rodrigues, que em 2016 já havia proposto a instalação destes equipamentos nos pavilhões desportivos propriedade do município. O presidente garante que a compra dos três aparelhos já foi adjudicada e só não estão já instalados porque, no âmbito do acordo de colaboração com o INEM, a colocação só é feita depois de ser dada formação adequada a quem o pode utilizar, o que ainda não aconteceu.
Anteriormente a autarquia já tinha instalado desfibrilhadores nas escolas do concelho através de um investimento global a rondar os 20 mil euros resultante da adesão ao Programa Nacional de Desfribrilhação Automática Externa (Programa DAE). O desfibrilhador automático externo é um equipamento utilizado na reanimação de vítimas de paragem cardiorrespiratória que através de um choque eléctrico potente no tórax é capaz, em bastantes situações, de reverter a paragem do coração até à chegada de uma ambulância com suporte básico de vida.


