Sociedade | 13-02-2022 12:00

Estudo vai apontar caminhos para melhorar estacionamento em Vila Franca de Xira

Moradores e autarcas concordam com ideia de criar passe exclusivo para quem vive no centro da cidade. Presidente da câmara diz que primeiro é preciso estudar as dinâmicas do estacionamento na cidade o que deve acontecer até ao final do ano.

Criar um passe exclusivo para moradores do centro de Vila Franca de Xira, que lhes permitisse estacionar sem pagar parquímetro e beneficiar de vantagens no parqueamento das viaturas é uma ideia que agrada a moradores e autarcas.

O debate sobre o tema foi lançado na última semana pelo vereador David Pato Ferreira da coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT) na Câmara de Vila Franca de Xira, que defendeu a criação de uma empresa municipal de fiscalização do estacionamento e que também contemplasse a criação de passes para os moradores do centro da cidade. “Eu próprio tenho casa no centro da cidade e tenho imensa dificuldade em estacionar. Este pode ser um debate incómodo mas é um que devemos começar a fazer”, afirmou numa das últimas reuniões públicas do executivo.

Actualmente esse passe não existe e estacionar no centro da cidade é uma dor de cabeça não apenas para os visitantes mas sobretudo para os moradores, que dificilmente conseguem um lugar perto de casa e muitas vezes sentem dificuldades quando precisam de carregar as compras do carro, por exemplo. 

O presidente da junta de freguesia, João Santos (PS), considera que o problema é complexo mas que se poderia resolver com eficácia com um novo passe para os residentes. No entanto, lembra a O MIRANTE, se houver um passe para quem vive no centro provavelmente isso significará mais dificuldades para quem queira frequentar o comércio da cidade. “É uma solução que exigiria sempre alguma dificuldade para todas as partes mas creio que o passe seria a solução que traria mais benefícios para quem aqui vive. Desde que quem o tivesse o utilizasse com a maior responsabilidade cívica”, alerta.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo