Sociedade | 14-02-2022 06:59

Freguesias rurais de Santarém apostam na valorização turística

Na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros, o projecto visa criar três percursos pedestres. Foto: Facebook Freguesia de Casével e Vaqueiros.

O executivo da Câmara de Santarém aprovou a declaração de interesse para a comunidade e economia locais de rotas turísticas em algumas freguesias rurais, no âmbito de candidaturas ao programa “Renovação das Aldeias”. Os projectos situam-se na freguesia do Arneiro das Milhariças, na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros e na União de Freguesias…

O executivo da Câmara de Santarém aprovou a declaração de interesse para a comunidade e economia locais de rotas turísticas em algumas freguesias rurais, no âmbito de candidaturas ao programa “Renovação das Aldeias”. Os projectos situam-se na freguesia do Arneiro das Milhariças, na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros e na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

A aprovação da declaração de interesse público possibilita a apresentação das candidaturas ao programa “Renovação das Aldeias” da Associação de Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER), que conta com financiamento de fundos da União Europeia que suportam 80 por cento do investimento, para intervenções com um custo superior a 5 mil euros e até ao máximo de 200 mil euros.

Este programa visa preservar, conservar e a valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais. Na freguesia do Arneiro das Milhariças, o projecto “Rota das Fontes e do Fontanário e Rota do Ciclo do Pão” visa a criação de duas rotas pedestres, de um espaço museológico e de um forno comunitário.

Na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros, o projecto “Rotas e Trilhos de Casével e Vaqueiros” visa criar três percursos pedestres, bem como melhoramentos do património existente, criando a “Rota das Fontes de Casével”, a “Rota dos Templários” e o “Trilho dos Moleiros em Vaqueiros.

Na União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, o projecto “Rota das Fontes da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém” tenciona promover o património natural e cultural da região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo