APPACDM de Santarém: meio século ao serviço da inclusão
Sessão solene decorreu no dia 3 de Março na Catedral de Santarém.
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM) comemorou no dia 3 de Março meio século de actividade ao serviço da inclusão com uma cerimónia na Catedral de Santarém. Um momento solene vivido com alegria por utentes, familiares e dirigentes da instituição e onde marcaram igualmente presença muitos autarcas e outras individualidades.
Durante a cerimónia foi lida uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, para além de felicitar a associação, fez um breve historial da criação da APPACDM, que nasceu como uma instituição única, de âmbito nacional, “que se dispunha a olhar para a diferença e a integrá-la no quotidiano da nossa realidade”. Esse movimento alastrou a todo o país e foi-se autonomizando com respostas locais e de proximidade, como é o caso da APPACDM de Santarém, que tem a sua base no Vale de Santarém.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, agradeceu, em nome do município, o trabalho efectuado pela instituição oferecendo uma placa alusiva à efeméride. Na cerimónia foram também homenageados quatro colaboradores da APPACDM, uma pelos 25 anos de serviço à associação e três pela sua aposentação.
A APPACDM de Santarém é uma instituição particular de solidariedade social fundada em Março de 1972. O seu primeiro centro abriu portas em 2 de Fevereiro de 1973 e destinava-se a crianças portadoras de deficiência mental, não integráveis no ensino regular. A instituição, já há alguns anos presidida por Luís Amaral, iniciou as suas actividades numa casa de habitação no centro histórico de Santarém, mas dada a procura teve de procurar instalações mais amplas, acabando por comprar, em 1977, a Quinta Nossa Senhora do Rosário, no Vale de Santarém, onde hoje tem sede. Tem também estruturas residenciais a funcionar no Vale de Santarém, em Santarém e no Cartaxo.
O trabalho da APPACDM é também feito fora de portas. Equipas técnicas da instituição prestam apoio a crianças com necessidades especiais nas creches e jardins-de-infância, bem como nos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Santarém e do Cartaxo, em resultado de protocolos com o Ministério da Educação. O MIRANTE distinguiu a instituição como Personalidade do Ano 2020 na área da Cidadania.