Primeiras passadeiras em Almeirim sinalizadas para cegos
A substituição do pavimento está a ser feita de forma gradual, tendo-se iniciado na zona central da cidade nas imediações da câmara.
A Câmara de Almeirim está a mudar o piso de acesso às passadeiras para peões, nos passeios, substituindo nessa zona a calçada por um pavimento de cerâmica com pitons, de modo a diferenciar o piso para ser facilmente detectado por pessoas invisuais. A substituição do pavimento está a ser feita de forma gradual, tendo-se iniciado na zona central da cidade nas imediações da câmara.
O presidente do município, em declarações a O MIRANTE, explica que esta é uma intervenção que visa melhorar as acessibilidades das pessoas com dificuldades, para tornar a circulação mais acessível para todos. Pedro Ribeiro refere ainda que a par desta intervenção o município vai ainda alargar o rebaixamento dos passeios nas zonas das passadeiras que faltam de forma gradual, de modo a criar condições para as pessoas com dificuldades de locomoção e facilitar a circulação de pessoas em cadeiras de rodas.
A autarquia está a seguir as recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) no âmbito do Decreto-Lei 163/2006 de 8 de Agosto, que prevê o uso de material de revestimento de textura diferente e cor contrastante com o restante piso para assinalar a presença de escadas, rampas e passagens de peões. Pretende-se assim assegurar as condições de acessibilidade.