Sociedade | 15-03-2022 18:00

Misericórdia de Alhandra candidata-se a novo lar para idosos

Provedor José Alves

Instituição realizou estudo de viabilidade do investimento e candidatou-se ao Plano de Recuperação e Resiliência que vai disponibilizar 465 milhões de euros para respostas sociais. Novo lar de idosos custará perto de um milhão e meio de euros.

A Associação do Hospital Civil da Misericórdia de Alhandra vai candidatar-se ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na sua vertente de investimentos para tentar criar uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz. A informação é confirmada a O MIRANTE pelo provedor da instituição, José Alves, que confirma o estudo de viabilidade do investimento e a candidatura para a nova ERPI, cujo investimento previsto rondará os 1,5 milhões de euros para construir um equipamento que servirá 35 utentes e prestará apoio domiciliário a outras 15 pessoas.
A necessidade de mais respostas na Misericórdia de Alhandra para a população sénior não é nova e tem acompanhado as carências que se vivem nesse sector um pouco por todo o país. “O processo está ainda numa fase embrionária mas seria muito positivo para toda a freguesia e para o concelho. Seria uma mais valia muito grande para esta freguesia que tem uma carência muito grande deste tipo de equipamentos”, explica.
Na última reunião pública da Câmara de Vila Franca de Xira foi aprovada a remessa para discussão pública da quinta alteração ao alvará da Área Urbana de Génese Ilegal da Quinta da Ponte, situada precisamente naquela união de freguesias, onde a Misericórdia de Alhandra tem dois lotes. A primeira alteração proposta visa a unificação dos lotes 8 e 9, propriedade da instituição, para que aí possa construir o novo lar. A alteração do alvará que está em discussão pública contempla também a unificação dos lotes privados 27 e 28 para construção de uma única moradia e o aumento da área de implantação do lote 370 para permitir a elaboração de um projecto integrado em terreno natural.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Vale Tejo