Sociedade | 09-04-2022 12:00

Edição Semanal Vítor Leitão apitava jogos há duas décadas e morreu em campo

Vítor Leitão – FOTO DR

Árbitro de Alferrarede, concelho de Abrantes, foi jogador e treinador de futebol e nada fazia prever que viesse a morrer durante um jogo de futebol. Sofreu uma paragem cardiorrespiratória quando apitava um jogo entre o Pontével e uma equipa do seu concelho, o São Facundo.

Vítor Leitão, 56 anos, era desportista desde criança e há duas décadas que arbitrava jogos de futebol do INATEL. Nada fazia prever que no sábado, 2 de Abril, caísse inanimado no Campo das Marotas, em Pontével, concelho do Cartaxo. Estava a apitar o jogo entre o Grupo Desportivo de Pontével e o São Facundo (Abrantes) quando sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Num campo que não dispõe de desfibrilhador automático o árbitro foi de imediato assistido por um jogador do São Facundo que é bombeiro e por um elemento do público que foi bombeiro, mas não resistiu.
À chegada dos bombeiros e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação já não havia nada a fazer. Vítor Leitão, de Alferrarede, concelho de Abrantes, era casado e deixa três filhos. Era vendedor de produtos alimentares para bares e cafés. O funeral realizou-se na terça-feira, 5 de Abril, no cemitério de Alferarrede Velha.
Vítor Leitão ligou-se desde cedo ao futebol. Jogou desde as camadas jovens nos Dragões de Alferrarede chegando a treinar vários escalões da equipa. Depois enveredou pela arbitragem. Quem assistia aos jogos via nele uma postura autoritária, mas sempre justa, ainda assim muito dado às brincadeiras. Miguel Alves, treinador dos Lobos do Carvalhal, relembra o jogo frente ao Concavada, a 20 de Março, em que o árbitro brincou várias vezes com o amigo Alexandre Jorge, guarda-redes dos Lobos do Carvalhal.
José Carlos, representante dos Dragões de Alferrarede, relembra Vítor Leitão como um homem sorricente e pela palavra amiga que tinha sempre para dizer. O clube emitiu um comunicado a lamentar a perda e em sua homenagem a equipa abrantina fez um minuto de silêncio no início do jogo com o Tramagal, a contar para a 2ª divisão distrital de Santarém, no domingo, 3 de Abril.
A Liga INATEL emitiu também um comunicado de pesar pela morte do árbitro, que colaborava com a Liga há duas décadas, e decidiu adiar os jogos no distrito de Santarém que se realizavam no domingo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo