<strong>Centro Hospitalar do Médio Tejo celebra Dia Mundial da Parteira</strong>
Profissionais do CHMT estiveram ao lado das mulheres grávidas no Dia Mundial da Parteira, que se celebra a 5 de Maio.
O dia 5 de maio foi instituído, em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial da parteira com o objectivo de realçar o trabalho desenvolvido pelas profissionais e o seu contributo para a melhoria dos cuidados oferecidos às mulheres, promovendo a sua saúde sexual e reprodutiva.
Os enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica do Centro Hospitalar do Médio Tejo assinalaram a data no seu posto de trabalho, apoiando as mulheres que são a razão de existir da sua profissão. Os profissionais estiveram ao lado, na sala de partos, das grávidas admitidas no serviço de urgência ou que foram à consulta externa, garantindo que tudo corre bem, promovendo a amamentação aos primeiros minutos de vida do bebé, ou ensinando os primeiros cuidados a dar a um recém-nascido, como o primeiro banho, ou a mudança da fralda, entre muitos outros.
Em Portugal, a profissão de Parteira é assumida pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros, após obterem as qualificações académicas exigidas para o exercício legal da actividade. Os profissionais estão habilitados, após formação específica, à prestação de cuidados de enfermagem no âmbito da sexualidade, planeamento de família e períodos pré-concecional, gravidez, trabalho de parto, puerpério, climatério e ginecologia, actuando na comunidade, no sentido de promover a saúde sexual e reprodutiva, bem como do recém-nascido até aos 28 dias de vida.