Jardim do Mouchão em Tomar alvo de intervenções
Município realizou intervenções na histórica “Roda do Mouchão” e abateu o chorão que prejudicava o mau funcionamento do equipamento.
Com a aproximação do Congresso da Sopa, que se realizou no sábado, 7 de Maio, a câmara municipal de Tomar decidiu realizar algumas intervenções no Jardim do Mouchão, nomeadamente na “Roda do Mouchão”, um dos ex-libris da cidade. Para a colocar em pleno funcionamento, a autarquia aproveitou os trabalhos de limpeza dos plátanos do Mouchão, a reabilitação do açude da roda e da reparação da própria roda, para efectuar o corte do Chorão que se encontrava encostado e parcialmente apoiado na estrutura, provocando nesta deformações e o seu mau funcionamento.
Além dos problemas estruturais, o chorão apresentava problemas fitossanitários, bem patentes nas ramagens secas visíveis nas fotos e da fissuração profunda a nível do tronco com vestígios de alguma podridão, que evidenciava o risco de colapso da árvore, à semelhança do que já aconteceu em várias da mesma espécie no jardim da Várzea Pequena.
Em comunicado, o município afirma que vai manter a sua preocupação em tomar decisões relacionadas com as espécies arbóreas envolventes da roda, procurando uma vivência harmoniosa no seu conjunto. “Não obstante, as árvores, como tudo na vida, têm o seu ciclo natural, sendo necessário estar atento aos sinais que nos transmitem relativamente ao fim da sua vida útil e tomar decisões, por vezes difíceis, que acima de tudo salvaguardem a integridade física das pessoas e dos seus bens”, lê-se.