Sociedade | 13-05-2022 13:45

<strong>Vão ser abatidas 30 árvores no jardim Constantino Palha em Vila Franca de Xira</strong>

Câmara promete plantar 42 novas árvores para compensar a perda das que estão em risco de cair.

Vão ser arrancadas três dezenas de árvores do Jardim Municipal Constantino Palha, o mais icónico da cidade de Vila Franca de Xira, anunciou o município em comunicado, que se comprometeu a plantar no seu lugar outras 42 árvores embora sem dizer quando.

O abate “imediato” das árvores, que o município diz tratar-se de uma operação de revitalização, é justificada com a existência de trinta árvores de diferentes espécies com “patologias graves” e em elevado risco de ruptura, constituindo perigo “para pessoas e bens pelo que terão de ser removidas”. A avaliação fitossanitária das árvores existentes no jardim foi realizada pelo Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida da Universidade de Lisboa e Instituto Superior de Agronomia por solicitação da Câmara de Vila Franca de Xira. Em comunicado o município refere que “como qualquer ser vivo também as árvores atravessam diferentes fases do ciclo de vida”, do nascimento à morte.

“Foram identificados diversos problemas fitossanitários resultantes da acção de fungos, causadores de podridão do lenho e que representam um risco muito elevado para a segurança de todos”, alerta a câmara municipal, que considera a intervenção de abate “imperiosa”.

As restantes árvores do jardim vão continuar a ser acompanhadas e monitorizadas pelo município, com vista à preservação deste património natural e ambiental e a notícia surge semanas depois de ter sido avançado que a futura ampliação da linha de comboio do norte poderia sacrificar, precisamente, parte do jardim municipal. “O jardim é e continuará a ser um local irónico de VFX, sempre com a garantia de segurança e conforto dos seus utilizadores”, refere a câmara.

Recentemente foram também abatidas diversas árvores noutro jardim importante do concelho, o jardim Álvaro Vidal em Alverca, no âmbito de uma requalificação que está a ser feita do espaço.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo