O futuro em debate no Festival da Juventude de Vila Franca de Xira
Grupo de teatro do Grémio Dramático Povoense e três jovens embaixadores da juventude deram início ao Festival da Juventude de Vila Franca de Xira que, na edição deste ano, conta com várias actividades relacionadas com música, desporto, palestras e arte.
O Festival da Juventude de Vila Franca de Xira está a decorrer até 4 Junho e a abertura do programa decorreu na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, com actividades relacionadas com as artes plásticas, teatro e palestras sobre o futuro dos jovens. A exposição “Laboratório de Artistas”, a peça de teatro “Cantora Careca“, encenada pelo Grémio Dramático Povoense, e a iniciativa “Smart Talks”, protagonizada por três embaixadores da juventude no concelho, animaram as várias de dezenas de participantes. Maria Papa, Carlos Félix e Dário Cabeça, os três embaixadores, partilharam com a plateia as suas motivações, projectos e deram conselhos aos mais novos que consideram ser fundamentais para o seu sucesso pessoal e profissional.
Dário Cabeça, empresário, realiza festas e copos de água para casamentos na Quinta do Barco. Define-se como um empreendedor “muito focado nos seus objectivos e cujo caminho depende dos seus instintos, mas também na sua capacidade de trabalho”. Conta que teve alguns negócios que correram menos bem, mas que as pedras no caminho são indispensáveis para o sucesso de um projecto uma vez que os erros potenciam o espírito de inovação e a capacidade de resiliência. “Quando comecei este negócio todos me chamaram louco, ninguém acreditou em mim. A minha família, e até a minha própria namorada, foram os primeiros a dizer para não me meter nisto. Soube nessa altura que estava no caminho certo”, partilhou.
Maria Papa e Carlos Félix são artistas plásticos. Enquanto Maria Papa se dedica à arquitectura e ao desenho Carlos Félix desenha peças de vestuário. Já expuseram os seus trabalhos no concelho e noutros pontos do país. Maria Papa, natural da Roménia, que já foi entrevistada por O MIRANTE em Fevereiro deste ano, espera no futuro ter um estúdio próprio, onde possa juntar a arquitectura e a pintura, as suas grandes paixões. Aos mais jovens pede-lhes para lutarem pelo seu futuro e aos pais aconselha a que estejam mais próximos dos sonhos dos filhos.
Carlos Félix assegura que nunca desistiu dos seus sonhos e isso fez com que fosse convidado para o evento Moda Lisboa, um dos maiores palcos de moda do país. Actualmente está a trabalhar numa marca de roupa com o seu nome. Consistência no trabalho é uma das palavras que melhor define a sua postura e a sua maneira de pensar.
VFX é um exemplo a seguir
João Pedro Baião, vereador da Câmara de Vila Franca de Xira, responsável por acompanhar o projecto dos Embaixadores da Juventude, agradeceu a participação dos oradores. O autarca destacou o trabalho de vários meses, que envolveu filmagens e preparação dos vídeos de apresentação para o projecto dos Embaixadores da Juventude, onde não faltaram alegria e boa-disposição. O autarca revela que os vídeos dos embaixadores têm tido um impacto bastante positivo nos jovens, algo que diz dever-se ao trabalho da divisão do associativismo e juventude e dos 10 Embaixadores da Juventude do concelho. Informou ainda que foi realizada uma reestruturação no departamento da juventude da autarquia para dar mais dinâmica e ajudar a fixar jovens no concelho.