Sociedade | 03-06-2022 15:00

Equipa de prevenção de infecções do CHMT distinguida em congresso internacional  

Equipa de prevenção de infecções do CHMT distinguida em congresso internacional  

Grupo coordenador do Centro Hospitalar do Médio Tejo apresentou um trabalho sobre prevenção da infecção associada ao cateter urinário que ficou em segundo lugar em mais de 80 trabalhos apresentados.

O Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infecção e das Resistências aos Antimicrobianos (GCL PPCIRA) do Centro Hospitalar do Médio Tejo foi distinguido no congresso internacional de Controlo de Infecção. “Caminhando na prevenção da infecção associada ao cateter vesical” foi o tema do póster apresentado pela equipa e que foi classificado em segundo lugar entre mais de 80 trabalhos. 

O póster foi resultado das auditorias ao feixe de intervenção realizadas no âmbito da prevenção da infecção associada a cateter urinário. Os feixes de intervenção têm como objectivo assegurar que são cumpridas determinadas medidas que, quando aplicadas em conjunto, diminuem o risco de infecção.  

O cateter vesical, também conhecido por algália, é um tubo que se utiliza para esvaziar a bexiga e recolher a urina e é inserido através da uretra. Os resultados obtidos através das auditorias permitem identificar oportunidades de melhoria e situações onde intervir, com o objectivo de melhorar os cuidados de saúde prestados e a segurança do utente.  

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Vale Tejo