Sociedade | 23-07-2022 12:00

Monumentos de Santarém abertos ao público para atrair mais turistas

Padre Aníbal Vieira com o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, o administrador do ISLA Santarém, Domingos Martinho, e o Provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, na assinatura do protocolo para abrir monumentos ao público

Alunos do ISLA Santarém vão ser os responsáveis por receberem quem quer conhecer melhor o património da cidade.

Antes da pandemia, em 2019, Santarém teve um total de 91 mil dormidas, resultado da aposta no turismo que estava a começar a dar frutos. Após a pandemia os números do turismo estão a crescer e o alojamento local cresceu 33%. Os dados foram revelados pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, durante a assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Diocese de Santarém e ISLA de Santarém, na sexta-feira, 15 de Julho, na Igreja da Graça.
O protocolo vai permitir que os monumentos e igrejas de Santarém passem a estar abertos ao público todos os dias. Os monumentos abrangidos são a Igreja de Santa Maria de Alcáçova, Igreja de São Nicolau, Igreja de Nossa Senhora de Marvila, Igreja Nossa Senhora da Piedade, Igreja de Santa Maria da Graça, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Sítio/Capela Dourada, Igreja do Santíssimo Milagre, Convento de São Francisco e Igreja de Santa Clara. A Igreja de São João do Alporão e a Igreja da Alcáçova, junto às Portas-do-Sol, ficam de fora por estarem em obras.
Os monumentos estão abertos ao público desde 16 de Julho entre as 09h00 e as 18h00 (horário de Inverno) e entre as 10h00 e as 19h00 (horário de Verão). Estarão fechados para período de almoço entre as 12h30 e as 13h30 ou entre 13h30 e as 14h30 de forma a garantir que existem sempre monumentos abertos. Encerram às segundas-feiras ou terças-feiras garantindo-se que está sempre disponível para visitação pelo menos metade dos monumentos incluídos no protocolo.
Vão ser os alunos de vários cursos do ISLA Santarém, nomeadamente dos cursos de Turismo e Recursos Humanos, que vão estar nos monumentos a receber os turistas. “É uma forma de colocar em prática o que aprendem nas aulas”, referiu Domingos Martinho, administrador do ISLA Santarém, que não escondeu a satisfação por a instituição integrar o projecto. “É necessário mostrar à comunidade que vale a pena investir nestas iniciativas”, acrescentou.
Ricardo Gonçalves considerou que o dia da assinatura do protocolo era histórico para Santarém. “A evolução positiva dos últimos indicadores divulgados pelo Turismo de Portugal dizem-nos que estamos no caminho certo. Este passo vai incrementar valor na nossa economia trazendo até nós mais pessoas”, considerou. O provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, destacou, que este é um dos dias “mais importantes” para Santarém das últimas décadas. “Estamos a resolver um dos principais anseios da população. Esta medida terá um elevado impacto no desenvolvimento económico”, sublinhou, felicitando o presidente e vice-presidente do município por terem sido “audazes e pioneiros” num dia que fica na história de Santarém.
O vice-presidente da câmara, João Leite, destacou as medidas que a autarquia tem desenvolvido nos últimos meses referindo que o protocolo enaltece o património histórico, cultural e religioso de Santarém, assim como o volume de oferta patrimonial existente. O padre Aníbal Vieira, da Diocese de Santarém, destacou o fortalecimento das redes de interacção e o aumento de turistas que esta iniciativa pode trazer a Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo