Bombeiros de Azambuja pedem ajuda para comprar veículo de desencarceramento
Associação dos Bombeiros de Azambuja lança apelo à população para conseguir comprar viatura de 300 mil euros. Corporação utilizava carrinha de caixa aberta para dar resposta ao desencarceramento de vítimas.
Os Bombeiros Voluntários de Azambuja lançaram, na quinta-feira, 4 de Agosto, um apelo de financiamento à população para a compra de um veículo de desencarceramento, essencial para dar resposta a situações de socorro em vias com elevado tráfego e acidentes rodoviários como é o caso da A1 e EN3.
O valor de investimento ronda os 300 mil euros e segundo o comunicado desta associação humanitária já houve pessoas individuais e empresas disponíveis para colaborar na aquisição do novo veículo. Agora lançam o apelo a todos aqueles que possam colaborar com um donativo que o façam através de transferência bancária (IBAN disponível na página de Facebook da associação).
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, recorda, ainda que os donativos feitos por particulares dão origem a uma “dedução em sede de IRS equivalente a 25%” do valor dos mesmos, até ao limite de 15% do imposto a pagar. Para isso basta a quem efectuar um donativo contactar a secretaria da associação e enviar o comprovativo da transferência, nome e número de contribuinte.
Há uma década que a corporação de Azambuja não tem uma viatura para desencarcerar vítimas e tem utilizado uma carrinha de caixa aberta para o efeito, colocando em risco a eficácia do socorro e a segurança dos operacionais. A carrinha, com 27 anos, ficou inoperacional em Maio último devido a uma avaria “complexa”.
No mês passado, tal como O MIRANTE noticiou, o comandante dos Bombeiros de Azambuja escreveu uma carta aberta ao Governo e à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, onde expõe a situação deficitária e lamenta a falta de apoios financeiros para o reequipamento e aquisição de novas viaturas.