Artista Francisco Camilo diz que Santarém não pode continuar a perder turistas
Francisco Camilo dedica-se à pintura de murais, a chamada arte urbana. Está entre os finalistas de um festival internacional europeu para jovens artistas de várias áreas.
Neste momento, Francisco Camilo, de Santarém, está a trabalhar num mural junto à Casa do Campino. Tem opinião sobre a sua cidade e diz que Santarém tem que saber atrair os turistas que visitam Lisboa e Fátima. Recentemente comprou casa perto de Abrantes, onde ensaia a sua entrada no mundo da escultura.
“Santarém está entre duas das cidades mais turísticas do país, Fátima e Lisboa, e deveria conseguir aproveitar os milhões de turistas que passam pela cidade apenas na auto-estrada e dar-lhes a conhecer o concelho”. A opinião é de Francisco Camilo, um jovem artista de 31 anos residente em Santarém, que está entre os finalistas do “Martlive Project”, festival internacional europeu para jovens artistas de várias áreas, como a música, teatro, moda e street art. Francisco Camilo é um dos finalistas na disciplina de street art. O jovem está orgulhoso pela nomeação e aguarda com expectativa o resultado do concurso.
Francisco Camilo reconhece que a Câmara de Santarém tem desenvolvido trabalho meritório na promoção turística, mas considera que é preciso apostar mais forte. “Estamos a perder turistas todos os dias, o que é uma pena. Tem que se meter Santarém no mapa do turismo e dar visibilidade à cidade”, afirma.
*Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 18 de Agosto