Sociedade | 19-08-2022 21:00

Mercado de Vila Franca de Xira precisa de ser modernizado para ter futuro

Mercado de Vila Franca de Xira é o único do concelho com gestão municipal

Autarcas pedem levantamento dos problemas existentes e implementação de soluções que os resolvam e estimulem maior envolvido da comunidade com o mercado municipal de Vila Franca de Xira.

Os vereadores da oposição na Câmara de Vila Franca de Xira querem que a gestão socialista crie um plano de dinamização e valorização do mercado municipal da cidade e que proceda ao levantamento dos problemas existentes e implemente soluções técnicas adequadas à sua resolução.
A proposta, aprovada por unanimidade, partiu da bancada da coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT) que considera que a temperatura interior do mercado “não é seguramente a mais adequada” quando se comercializam produtos perecíveis e os espaços de exposição não permitem as melhores condições de higiene. “Grande parte dos mercados necessita de ser mais dinâmico, acolhedor e confortável, quer para os clientes quer para os lojistas, proporcionando uma experiência de convívio e entrosamento com os comerciantes locais”, lê-se na proposta.
A proposta agora aprovada nota que a estratégia de dinamização e valorização deve passar pela realização de um calendário de actividades que permita retribuir a todos os comerciantes o esforço e dedicação demonstrados na preservação da identidade daquele edificado histórico. “Actividades que se devem traduzir na realização de showcookings, mercadinhos de domingo, decoração de bancas, meses temáticos e animação, aliadas a temas como a arte, gastronomia, cultura e música distribuídas por associações e colectividades do concelho”, adianta o documento.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, lembra que apenas o mercado de Vila Franca de Xira tem gestão municipal e que os restantes são da responsabilidade das juntas de freguesia. “Temos feito no mercado investimentos físicos e tecnológicos e os comerciantes já estão a ser mobilizados para uma candidatura ao programa de bairros digitais que estamos a acompanhar e que inclui também os comerciantes do miolo antigo da cidade”, explica o autarca. O presidente do município votou favoravelmente a proposta por considerar que é um aprofundamento do trabalho que já está em curso.

Um edifício quase centenário

Situado no centro da cidade, o edifício do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira foi inaugurado em Abril de 1929 e desde então tem sido um marco da vida económica e social da cidade. O seu revestimento exterior em azulejo é um dos pontos de interesse, tendo sido recuperado e restaurado entre 2000 e 2006, num total de 15.060 azulejos. As fachadas exteriores representam cenários e motivos etnográficos e uma curiosidade: cada uma das quatro fachadas representa uma estação do ano e o respectivo ciclo agrícola.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Vale Tejo