Sociedade | 01-09-2022 07:00

Aeroporto internacional em Santarém; promotores dão rosto ao projecto até final de Setembro

Projecto do novo aeroporto internacional em Santarém vai ser conhecido publicamente até final de Setembro

Projecto do novo aeroporto vai ser conhecido publicamente até final de Setembro e autarcas da lezíria já estão convocados para uma reunião em meados do mês de forma a conhecerem o projecto.

Uma das maiores empresas promotoras do projecto para o novo aeroporto de Lisboa na região de Santarém vai dar a cara pelo projecto em termos públicos, no máximo, até final de Setembro. A informação foi dada a O MIRANTE por fonte bem informada que, a exemplo da última notícia avançada pelo jornal Expresso, e mais tarde confirmada pelo nosso jornal, continua a não querer ser identificada.
O MIRANTE voltou a questionar sobre os interesses envolvidos mas as respostas não foram muito diferentes da última vez que conversamos. A maior novidade é a notícia da antecipação do prazo para os promotores se darem a conhecer e falarem do projecto para a região de Santarém.
Nunca como agora o país teve oportunidade para descentralizar uma infra-estrutura que pode promover o interior, equilibrar um território desertificado às portas de Lisboa e promovê-lo em pé de igualdade com a Área Metropolitana de Lisboa e o litoral, adiantou a nossa fonte com a convicção anteriormente manifestada de que o futuro aeroporto em Santarém serve às mil maravilhas para no início poder ser uma solução Portela mais Santarém e no futuro exactamente aquilo que se procura que é Santarém mais Portela ficando no futuro próximo a região do Ribatejo como aeroporto principal.
O facto da localização do novo aeroporto em Santarém ter ligação a quatro vias rápidas, e caminho-de-ferro por perto, só joga a favor do projecto mesmo que ao nível dos comboios tenha que haver uma adaptação àquilo que já está aprovado pelo Governo, diz ainda a fonte ligada à principal empresa promotora do novo aeroporto.
O MIRANTE soube, entretanto, que o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, já terá pedido ao seu camaradas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) disponibilidade para uma reunião em meados de Setembro com pessoas ligadas ao projecto do novo aeroporto.
O MIRANTE tem continuado a ouvir deputados, ex-deputados do PS e do PSD, assim como alguns autarcas da região, e as declarações continuam a espelhar desde a incredulidade até aos sorrisos mais rasgados de quem não acredita no que está a ler sobre o assunto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo