Sociedade | 13-09-2022 13:33

Primeiro-ministro aponta decisão definitiva sobre novo aeroporto para final de 2023

Primeiro-ministro aponta decisão definitiva sobre novo aeroporto para final de 2023

António Costa disse em entrevista à TVI/CNN que vai ser feita uma avaliação ambiental estratégica às alternativas que tanto ele como o presidente do PSD entendam que devem ser sujeitas a essa avaliação.

O primeiro-ministro adiantou esta segunda-feira, 12 de Setembro, que está muito perto de ter um entendimento com o PSD sobre “a metodologia” a seguir para a localização do novo aeroporto de Lisboa, de modo a tomar uma “decisão definitiva” no final de 2023. António Costa falava numa entrevista à TVI/CNN Portugal.

Questionado sobre se vão ser estudadas novas localizações para além de algumas já conhecidas, o primeiro-ministro disse não querer perturbar o diálogo com o líder do PSD, Luís Montenegro, que tem decorrido “de forma serena”. Perante a insistência da pergunta, Costa respondeu que vai ser feita a avaliação ambiental estratégica às alternativas que tanto ele como Montenegro entendam que devem ser sujeitas a essa avaliação. “E depois da avaliação ambiental estratégica concluída se tomará uma decisão final”, vincou.

Costa sublinhou que tem insistido desde 2015 para que “grandes projectos de obras públicas devem merecer o apoio de pelo menos dois terços dos partidos representados na Assembleia da República”, uma vez que são obras a executar para décadas. “Consumirmos um ano que seja para podermos ter uma decisão definitiva para um problema que se arrasta há mais de 50 anos, abençoado ano que vamos investir até final de 2023”, disse António Costa,

“Vamos cingir-nos ao seguinte: acho que muito brevemente estaremos em condições de haver um entendimento entre o Governo e o PPD/PSD sobre a metodologia a seguir para uma avaliação ambiental estratégica que permita ao país ter uma decisão no final de 2023 e que, desejavelmente, e tudo farei para que assim aconteça, seja uma decisão que tenha não só o apoio deste governo, que tenha pelo menos o apoio do principal partido da oposição e, se possível, de todos os outros partidos”, vincou.

Recentemente, o presidente do PSD admitiu que pode haver condições para “uma convergência de posições” com o Governo sobre o futuro aeroporto internacional e defendeu que o projecto que prevê a localização em Santarém “deve, pelo menos, ser ponderado”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo