Sociedade | 23-09-2022 12:00

Autarcas de Rio Maior sem agenda para acompanhar visita de ministra à cidade

A ministra Elvira Fortunato acompanhou as actividades de integração dos novos estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. FOTO – IPSantarém

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, decidiu visitar a Escola Superior de Desporto de Rio Maior praticamente em cima da hora. Presidente da câmara não a acompanhou nem se fez representar, alegando razões de agenda, mas lamenta que alguns membros do Governo se desloquem aos territórios sem dizerem nada aos autarcas.

O presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, não acompanhou nem se fez representar na visita que a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, efectuou à Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no final da manhã de 19 de Setembro. Uma situação que causou estranheza. O autarca, tal como o próprio presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), João Moutão, só souberam da visita surpresa da governante nessa manhã, duas ou três horas antes, e o presidente do município decidiu não alterar a sua agenda nem a dos seus vereadores. “Não podíamos deixar de honrar os compromissos que já tínhamos assumido”, disse a O MIRANTE.

Inicialmente só estava prevista a visita do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, para a qual o autarca de Rio Maior foi convidado pelo presidente do Politécnico de Santarém na noite do sábado anterior, um dia e meio antes. Nessa altura, Santana Dias e os seus vereadores já tinham a agenda definida para a segunda-feira seguinte, pelo que o autarca disse que não poderiam estar presentes. “Mas já não é a primeira vez que membros do Governo vêm ao território e não dizem uma nem duas aos autarcas. Só recebemos informação pelo IPS, e quanto a isso não temos nada a apontar, mas há aqui algum protocolo que é preciso respeitar. Nem da Secretaria de Estado nem do Ministério nos disseram nada”, afirma.

Filipe Santana Dias diz no entanto que não foi só a questão protocolar a pesar na decisão de o município não se fazer representar na visita ministerial, mas sim o anúncio em cima da hora. “Não passámos muito cartão a isso. Soubemos às dez da noite de sábado e nessa altura já tínhamos toda a agenda preenchida para segunda-feira. É um facto político mas não é mais do que isso. Não condicionou a nossa ida ou não ida”, afirma, referindo que “tem pena” que alguns membros do Governo se desloquem aos territórios sem dizerem nada aos autarcas.

A visita dos governantes foi acompanhada pelo presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, e pelo director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Luís Cid, bem como pelos deputados Hugo Costa (PS) e Isaura Morais (PSD). A deslocação de Elvira Fortunato visou acompanhar as actividades de integração dos novos estudantes desse estabelecimento de ensino e foi aproveitada também para entrega de guias de acolhimento e do kit de estudante do Politécnico de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo