Sociedade | 23-09-2022 22:25

Santarém é uma das localizações a estudar para o novo aeroporto

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém

Presidente do município espera que a infraestrutura venha a ser construída no seu concelho e que dê gás a outros projectos ambicionados e actualmente na gaveta, como mais um nó na A1 e a variante ferroviária a Santarém.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), congratulou-se com a escolha de Santarém como uma das localizações a estudar pela futura comissão técnica para o novo aeroporto de Lisboa, para além do Montijo e de Alcochete, entre outras.

Na sessão da assembleia municipal desta sexta-feira, 23 de Setembro, o autarca disse que a eventual construção do novo aeroporto no concelho será importante não só para a cidade e o distrito, mas para toda a região Centro e Área Metropolitana de Lisboa. E admite que esse cenário poderá dar gás a outros projectos há muito ambicionados, como um novo nó na A1 no norte do concelho e a variante ferroviária à Linha do Norte na zona de Santarém, que foi descartada pelo actual Governo. Mas, ressalvou Ricardo Gonçalves, a escolha de Santarém para integrar as opções a avaliar é só “um primeiro passo”, porque a decisão final só deverá ser conhecida no final de 2023.

O autarca disse esperar que a proposta de construção do novo aeroporto em terrenos situados junto a Casével e São Vicente do Paul venha a ser a escolha do Governo, expressando a sua posição na sequência do anúncio feito pelo primeiro-ministro, António Costa, de que Santarém será uma das localizações a estudar pela futura comissão técnica, para além do Montijo e de Alcochete, entre outras.

A construção desta infraestrutura permitirá, nomeadamente, a resolução de um conjunto de problemas nas acessibilidades de um concelho que é servido por três autoestradas (A1, A10 e A15) e que há muito reivindica uma ligação à A1 na zona norte, disse Ricardo Gonçalves.

O primeiro-ministro disse haver convergência com o PSD sobre a metodologia para a decisão relativa ao novo aeroporto, adiantando que a futura comissão técnica estudará várias localizações, além do Montijo e Alcochete, incluindo Santarém. António Costa falava no final de uma reunião de cerca de 55 minutos, em São Bento, com o presidente do PSD, Luís Montenegro – um encontro em que também estiveram presentes o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e o ‘vice’ social-democrata Miguel Pinto Luz.

António Costa adiantou que, em breve, o Conselho de Ministros aprovará uma resolução para a criação de uma comissão técnica independente e de uma comissão de acompanhamento. Essa comissão técnica, de acordo com o líder do executivo, não se limitará a estudar as soluções Montijo e Alcochete, admitindo igualmente hipóteses como Santarém “e outras” que essa comissão venha a considerar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo