Sociedade | 25-09-2022 14:59

<strong>Escola de Vialonga eleita prioridade para receber obras no concelho</strong>

Acordo entre Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses já integra a necessidade de intervenção urgente em 13 escolas nacionais incluindo a escola dos segundos e terceiros ciclos de Vialonga. Não se sabe é quando haverá dinheiro.

A obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do segundo e terceiro ciclo de Vialonga (EB2,3) é considerada prioridade absoluta de intervenção no concelho de Vila Franca de Xira e integra agora a lista das 13 obras prioritárias nacionais na área da educação.

A lista foi publicada na sequência do acordo celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no que toca às obras de requalificação de escolas abrangidas no âmbito da descentralização de competências.

Não se sabe é ainda quando haverá dinheiro para a obra nem quando esta pode arrancar. “O governo está a avaliar como financiar a obra para que ela aconteça. A câmara já manifestou, como é hábito, disponibilidade para no âmbito de um acordo quadro a ser firmado podermos ser nós os donos de obra e depois sermos ressarcidos do valor”, informa o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira.

O autarca acredita que as verbas relativas às obras serão em breve alvo de discussão na Assembleia da República e por isso as expectativas de que seja desta que o problema é resolvido são elevadas.

O Governo vai pagar a cem por cento as obras nas escolas sendo que na lista total estão 458 estabelecimentos de ensino a precisar de obras, mais 42 do que na anterior versão do acordo, mas muitos não serão considerados porque não conseguiram o financiamento do programa Portugal 2020.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo