Sociedade | 26-09-2022 21:00

Edição Semanal. Natálio Reis sai da Câmara de Ourém; Carina Oliveira recusou substituição

Renúncia de Natálio Reis estava prevista desde o início do mandato

Decisão não surpreende e estava tudo negociado desde as eleições autárquicas de Setembro do ano passado.

A renúncia de Natálio Reis (PSD/CDS) ao cargo de vice-presidente da Câmara de Ourém, como noticiámos na manhã de terça-feira, 20 de Setembro, não é surpresa e estava prevista desde o início do actual mandato, há cerca de um ano. A confirmação foi dada pelo próprio a O MIRANTE, embora o nosso jornal já tivesse conhecimento da situação há mais de seis meses. Natálio Reis, de 67 anos, desmente as acusações de que estava no executivo municipal para resolver interesses particulares.
A renúncia ocorreu na reunião camarária privada de segunda-feira, 19 de Setembro. Contactado por O MIRANTE, Natálio Reis foi parco em palavras e explicou que sai da câmara por motivos pessoais e profissionais optando por não responder a quem o acusa de ter estado no executivo municipal para resolver alegados interesses privados. “Se saio é porque saio, se continuasse é porque iria continuar a defender os meus interesses, como me acusam. Saio de consciência tranquila, não me zanguei com ninguém. Achei que estava na hora de sair. Quero dedicar-me à minha empresa e à minha família”, afirmou a O MIRANTE.
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse a O MIRANTE lamentar a saída de Natálio Reis. “Sempre tivemos uma óptima relação. Nem sempre estivemos de acordo em tudo, o que é normal e saudável, mas nunca houve qualquer tipo de problema entre nós”, reforçou o autarca.
Os pelouros que estavam a cargo de Natálio Reis vão ser redistribuídos na próxima reunião camarária que se realiza a 2 de Outubro. Humberto Antunes, vereador da coligação PSD/CDS, vai continuar sem pelouros atribuídos até ao final do ano e em Janeiro assume pelouros. Ao todo, a coligação PSD/CDS tem seis vereadores enquanto o PS tem apenas uma vereadora.
Natálio Reis era vice-presidente da Câmara de Ourém há cerca de cinco anos integrando a equipa liderada por Luís Albuquerque, que conseguiu reconquistar o município que o PSD tinha perdido em 2009 para o PS. Antes disso, Natálio Reis foi presidente da Junta de Freguesia de Fátima durante vários anos.

Carina Oliveira rejeita substituir Natálio Reis

O presidente da Distrital da JSD, Gonçalo Bento, é quem vai assumir o cargo de vereador a 2 de Outubro e preencher a vaga deixada por Natálio Reis.

O nome seguinte na lista da coligação PSD/CDS que concorreu à Câmara de Ourém era o de Carina João Oliveira, que não quis assumir o cargo de vereadora. A directora executiva da Insignare – que detém a Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém – anunciou a renúncia ao presidente do município ainda antes de se ter tornado pública a saída de Natálio Reis. Carina Oliveira disse a O MIRANTE que está focada na sua vida profissional e pessoal. “Não é um afastamento da política. Revejo-me no mandato do PSD/CDS e apoio a equipa, mas este não é o momento certo para assumir funções políticas”, sublinhou a antiga deputada do PSD.
Gonçalo Bento, 29 anos, presidente da Distrital de Santarém da JSD (Juventude Social Democrata), é o nome seguinte da lista e confirmou a O MIRANTE que vai assumir o cargo de vereador, mas sem pelouros. Natural de Fátima, é dono de uma empresa de consultoria na sua cidade natal e vai conciliar o cargo de vereador com a vida profissional. O empresário diz que esta é mais uma etapa no seu percurso político que começou aos 14 anos na JSD de Fátima.
“Este é um passo de grande responsabilidade. Sempre tive vontade de fazer mais pela minha terra e agora vou ter oportunidade de colocar em prática. Quero defender os interesses dos jovens e empresários e também a cidade de Fátima, que é tão importante para o concelho”, afirmou a O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo