Sociedade | 28-09-2022 16:19

Desfalque milionário na Agromais  

Luís de Vasconcellos e Souza, presidente da direcção, está afastado da Agromais por ter sido operado ao coração

O suspeito, um contabilista da organização, que está desaparecido, foi fazendo desvios de dinheiro mensalmente ao longo de vários anos

Um contabilista da Agromais, entreposto comercial em Riachos, Torres Novas, apropriou-se de mais de um milhão de euros e está desaparecido. O caso está entregue às autoridades e os responsáveis da cooperativa, contactados por O MIRANTE, não explicam a situação. No entanto, uma fonte próxima do processo diz que o desfalque se situa entre um e dois milhões de euros.  

Segundo O MIRANTE apurou o contabilista, que vivia em Abrantes e se deslocava diariamente para o entreposto comercial, começou a apropriar-se do dinheiro após a morte de Pedro Cunha, que era o responsável financeiro da organização. Ao longo de cerca de oito anos, o suspeito foi fazendo desvios de dinheiro mensalmente e a situação só foi detectada em Maio, aquando da organização das contas para apresentar na assembleia-geral.  

Quem estava a fazer as contas para a assembleia apercebeu-se que alguma coisa não estava bem e alertou os dirigentes. Ao longo de 15 dias a pessoa andou a tentar perceber a situação e as contas só foram apresentadas um mês depois, tendo sido dito aos sócios que havia um desfalque. Segundo fontes com quem O MIRANTE falou a pessoa que fez o desfalque era um especialista e sabia bem como é que se faziam as coisas.  

O MIRANTE apurou também que a pessoa em causa tem vários bens em seu nome e que isso pode ser uma mais-valia apara a Agromais tentar recuperar algum do prejuízo. Recentemente o presidente da direcção da Agromais, Luís Vasconcellos e Souza, foi operado ao coração, tendo ido alta médica na segunda-feira, mas o problema de saúde pode não estar relacionado com os momentos difíceis na instituição.  

A situação está a criar mau estar entre dirigentes da Agromais e com alguns dos maiores agricultores que trabalham com a organização.  

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo