Sociedade | 29-09-2022 16:50

Autarcas de Rio Maior sem agenda para acompanhar visita de ministra à cidade

A ministra Elvira Fortunato acompanhou as actividades de integração dos novos estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. FOTO – IPSantarém

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, decidiu visitar a Escola Superior de Desporto de Rio Maior praticamente em cima da hora. Presidente da câmara não a acompanhou nem se fez representar alegando razões de agenda, mas lamenta que alguns membros do Governo se desloquem aos territórios sem dizerem nada aos autarcas.

O presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, não acompanhou nem se fez representar na visita que a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, efectuou à Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no final da manhã de 19 de Setembro. Uma situação que causou estranheza. O autarca, tal como o próprio presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), João Moutão, só souberam da visita surpresa da governante nessa manhã, duas ou três horas antes, e o presidente do município decidiu não alterar a sua agenda nem a dos seus vereadores. “Não podíamos deixar de honrar os compromissos que já tínhamos assumido”, disse a O MIRANTE.
Inicialmente só estava prevista a visita do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, para a qual o autarca de Rio Maior foi convidado pelo presidente do Politécnico de Santarém na noite do sábado anterior, um dia e meio antes. Nessa altura, Santana Dias e os seus vereadores já tinham a agenda definida para a segunda-feira seguinte, pelo que o autarca disse que não poderiam estar presentes. “Mas já não é a primeira vez que membros do Governo vêm ao território e não dizem nem uma nem duas aos autarcas. Só recebemos informação pelo IPS, e quanto a isso não temos nada a apontar, mas há aqui algum protocolo que é preciso respeitar. Nem da Secretaria de Estado nem do Ministério nos disseram nada”, afirma.
Filipe Santana Dias diz, no entanto, que não foi só a questão protocolar a pesar na decisão de o município não se fazer representar na visita ministerial, mas sim o anúncio em cima da hora. “Não passámos muito cartão a isso. Soubemos às dez da noite de sábado e nessa altura já tínhamos toda a agenda preenchida para segunda-feira. É um facto político mas não é mais do que isso. Não condicionou a nossa ida ou não ida”, afirma, referindo que “tem pena” que alguns membros do Governo se desloquem aos territórios sem dizerem nada aos autarcas.

Visita para acompanhar integração dos novos estudantes
A visita dos governantes foi acompanhada pelo presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, e pelo director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Luís Cid, bem como pelos deputados Hugo Costa (PS) e Isaura Morais (PSD). A deslocação de Elvira Fortunato visou acompanhar as actividades de integração dos novos estudantes desse estabelecimento de ensino e foi aproveitada também para entrega de guias de acolhimento e do kit de estudante do Politécnico de Santarém.
Citado em nota de imprensa, João Moutão não escondeu a sua satisfação pela visita dos governantes: “Somos uma instituição cada vez mais atractiva e mais forte e isso suscita o interesse por parte da tutela em vir conhecer de perto a nossa realidade. A visita da senhora ministra ao Politécnico de Santarém é um motivo de grande satisfação e orgulho para a nossa comunidade académica”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo