Sociedade | 29-09-2022 11:59

Escolas do Politécnico de Santarém vão ter duas novas residências de estudantes

João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém – FOTO ARQUIVO

Alojamentos vão ter um total de 112 camas para alunos das Escolas Superiores Agrária e de Educação de Santarém.

O Instituto Politécnico de Santarém vai construir duas novas residências para estudantes na cidade, num total de 112 camas, contando para isso com apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Residência do Colégio do Regente, que vai servir alunos da Escola Superior Agrária de Santarém, tem projectados44 quartos, sendo 30 duplos e 14 individuais, dois dos quais adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, para um total de 74 estudantes.

Já a residência da Escola Superior de Educação de Santarém tem projectados 30 quartos, sendo 8 duplos e 22 individuais, dois dos quais adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, servindo um total de 38 estudantes. Os contratos-programa para financiamento das obras foram assinados pelo presidente do IPSantarém, João Moutão, no dia 15 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato. Estes contratos inserem-se no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior apoiado pelo PRR e gerido pela Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação.

João Moutão não escondeu a sua satisfação e diz que estes novos equipamentos constituirão “uma importante ajuda para garantir que todos os cidadãos, independentemente das suas condições económico-sociais, têm as mesmas possibilidades de estudar no ensino superior”. Até porque, como sublinha o presidente do IPSantarém, “com o acentuado aumento do número de estudantes do IPSantarém, verificado nos últimos anos, o problema da falta de quartos tem-se agudizado”.

O presidente do Politécnico de Santarém refere que as novas residências serão ainda um suporte importante para a atracção de estudantes internacionais, cuja procura tem também aumentado. Actualmente o IPSantarém conta apenas com 260 camas em residências de estudantes, muito abaixo da percentagem de camas de outras regiões do país.

Já em construção está a residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, cuja obra obra teve início a 28 de Março. A empreitada será feita em duas fases, estando em curso a primeira. A segunda fase inclui acabamentos, nomeadamente janelas e equipamentos, estando as soluções previstas no projecto inicial a serem revistas no sentido de reduzir custos, quer do primeiro investimento, quer também as da manutenção futura, como por exemplo a mudança do aquecimento das águas por caldeiras a gás por bombas de calor e a ligação destas a produção fotovoltaica própria.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo