Sociedade | 29-09-2022 17:59

Pombos causam insalubridade em apartamento desabitado de Alverca 

Cheiro e sujidade na varanda são o que mais preocupa a vizinhança. Câmara e junta apelam ao civismo da comunidade para não alimentar os pombos.

Os moradores de um prédio situado na Praceta das Ordenações Afonsinas, em Alverca, queixam-se da situação de insalubridade que tem vindo a aumentar num apartamento desabitado há um ano, onde a varanda tem vindo a ser invadida por pombos. O cheiro forte, a sujidade e o barulho que as aves fazem quando se juntam têm vindo a preocupar os moradores do prédio que vêem também as suas varandas sujas.  
“O cheiro que sentimos é horrível e nauseabundo. Os donos do apartamento não têm culpa, eles não estão na região e não os conseguimos contactar”, lamenta Domingos Afonso, um dos moradores da zona. A preocupação é manifestada enquanto mostra o estado da varanda invadida, onde o cheiro e a sujidade são notórios.
A União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, contactada por O MIRANTE, explica não ter registo de nenhuma queixa naquela área da cidade mas apela ao contacto por parte dos moradores, pois sendo as queixas formalizadas a junta pode encaminhar o problema para os serviços médico veterinários da Câmara de Vila Franca de Xira.
O município esclarece a O MIRANTE que as principais razões para a propagação descontrolada destas aves nas zonas urbanas devem-se à facilidade de encontrar alimento e à existência de locais propícios para a nidificação. Estão a ser tomadas medidas para controlar a população de pombos, garante a câmara, como é o caso da colaboração da Divisão de Veterinária com uma empresa de serviços de falcoaria “para espantamento de pombos nas áreas mais problemáticas”.  O município apela a todos os cidadãos para não alimentarem os pombos e avisa para o elevado risco para a saúde pública. A colocação de utensílios dissuasores nos edifícios, como espículas e fitas reflectoras nas janelas, varandas, pátios, e outros, podem ajudar a impedir o poiso e nidificação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo