Sociedade | 30-09-2022 15:59

Hospital de Santarém já tem equipamento de vanguarda para exames ao fígado

Hospital de Santarém já tem equipamento de vanguarda para exames ao fígado

Este investimento surge no âmbito da estratégia da administração em dotar o hospital de equipamentos de vanguarda

O Hospital Distrital de Santarém dispõe de um novo equipamento de elastografias hepáticas, que permite detectar e identificar o grau de fibrose e gordura no fígado. Um investimento de 120 mil euros que possibilita uma avaliação não invasiva do grau de fibrose (graus 1,2,3 ou cirrose) e esteatose hepática (gordura no fígado).

Fausto Roxo, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infeciosas, onde ficou instalado o aparelho, explica que o exame é executado em poucos minutos por qualquer dos médicos da unidade e é “fundamental no seguimento de doentes com hepatites virais crónicas para avaliação inicial e monitorização de terapêutica”. O médico realça ainda que “sem esta técnica, apenas através de biópsias hepáticas era possível aceder à totalidade da informação sobre o grau de fibrose e esteatose hepática”.

Este investimento surge no âmbito da estratégia da administração em dotar o hospital de equipamentos de vanguarda. “A aposta na diferenciação e inovação técnica tem sido um dos objectivos deste conselho de administração”, sublinha a presidente do Hospital de Santarém.

“O exame pode ser feito no decurso de uma consulta, de forma cómoda e indolor para o doente, sem quaisquer contraindicações ou efeitos secundários”, informa o hospital. A aquisição do novo equipamento resultou de um plano de investimentos realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa Alentejo 2020, que financiou o valor do aparelho em 85%.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo