Sociedade | 01-10-2022 11:59

Abrantes vai ser a capital da doçaria portuguesa por três dias

FOTO ARQUIVO

Feira Nacional de Doçaria Tradicional vai para a 20.ª edição e combina a gulodice com actividades culturais e desporto.

Nos dias 21, 22 e 23 de Outubro ocorre em Abrantes a 20.ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que terá lugar na Esplanada 1.º de Maio, no centro histórico da cidade. O objectivo principal é promover e valorizar a Palha e a Tigelada de Abrantes e os demais doces locais. A organização do evento pertence ao município e à TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. Serão três dias que combinam a mostra de doçaria nacional com licores, compotas, mel e doces de norte a sul do país com as actividades culturais e desportivas para toda a família.

A exposição de doces da 20.ª edição acrescenta algumas novidades, como o Pastel de Amêndoa de Vimioso, que esteve entre os nomeados das Sete Maravilhas de Portugal, o Viriato e as Rotundinhas de Viseu, os Cartuchos de Amêndoa e os impérios de Cernache do Bonjardim, o Licor Templário de Tomar ou as Trouxas da Malveira. Estará presente também a doçaria alentejana de Portalegre, o Dom Rodrigo de Lagos, que se encontra em processo de certificação, e ainda a Região Autónoma da Madeira, com o regresso do famoso bolo do caco.

Na comemoração dos 20 anos do evento há mais novidades, como as variações dos doces tradicionais de Abrantes: éclairs Palha de Abrantes e as natas Palha de Abrantes, que se juntam ao fardo, aos bombons e macarrones de Palha de Abrantes. Destaque também para o Pastel Tigelada, a Tigelada de Abóbora, as Bolachas de Amêndoa e Mel, a Nata de Crocante de Bolacha, o Bombom de Marmelo e o Doce de Dióspiro.

Do programa constam diversas actividades, como demonstrações culinárias, oficinas de doces da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e do Agrupamento de Escola Verde Horizonte de Mação, música, animação infantil, exposições e desporto. 

Estão também programadas duas caminhadas, uma de Liga Portuguesa Contra o Cancro e outra turística nocturna, e um passeio de pasteleiras. As inscrições estarão disponíveis junto dos dinamizadores: o Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o COA – Clube de Orientação e Aventura e os Branquinhos do Pedal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo