Sociedade | 01-10-2022 18:00

Reprovada candidatura de Abrantes à construção de residências universitárias

Manuel Valamatos

Manuel Valamatos referiu ainda que existe um conjunto de edifícios municipais identificados para o alargamento da oferta de residências para estudantes.

Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, foi confrontado pela oposição na última sessão camarária com o facto de o Governo ter chumbado a candidatura do município ao programa de construção de residências universitárias do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.
Vasco Damas, vereador do ALTERNATIVAcom, abordou o assunto afirmando que o projecto é considerado essencial para a consolidação e expansão do ensino superior na cidade, nomeadamente da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, tendo em conta que “existe uma grande carência de alojamentos a preço acessível para os estudantes”. O autarca da oposição pediu explicações ao presidente da câmara que rejeitou qualquer responsabilidade da autarquia na reprovação da candidatura. “Existiam muitas candidaturas e algumas tinham de ficar de fora. Temos tudo preparado para entregar uma nova candidatura de forma a aumentar oferta de alojamento para estudantes”, disse, acrescentando que a candidatura tem possibilidades de ser aprovada noutros programas, “quer na estratégia local de habitação, quer num conjunto de novas oportunidades, quer no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência português) ou noutras”.
Manuel Valamatos referiu ainda que existe um conjunto de edifícios municipais identificados para o alargamento da oferta de residências para estudantes. O projecto da Câmara de Abrantes para a construção de residências universitárias tem um investimento previsto de quase 1,3 milhões de euros. Recorde-se que o Instituto Politécnico de Tomar viu a sua candidatura aprovada. A “Residência de Estudantes do Centro Histórico de Tomar” terá um custo de cerca de 2,5 milhões de euros sendo financiada em 81,3% pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo