Sociedade | 02-10-2022 09:59

Hospital de Abrantes cria novas instalações para Consulta Externa e Gastroenterologia

Hospital de Abrantes cria novas instalações para Consulta Externa e Gastroenterologia

Obras que agora arrancam têm um prazo de execução previsto de 10 meses e não vão causar constrangimentos no funcionamento dos serviços, garante a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

As obras de construção das novas instalações das Consultas Externas e do serviço de Gastroenterologia do Hospital de Abrantes, um investimento de 1,8 milhões de euros, arrancam na segunda-feira, 3 de Outubro, anunciou o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). “A requalificação e modernização das instalações das Consultas Externas e do Serviço de Gastroenterologia da Unidade Hospitalar de Abrantes do CHMT é um projecto que vai oferecer melhores condições técnicas e de conforto para profissionais de saúde e para os doentes”, disse à Lusa o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar, Casimiro Ramos. 

Segundo o gestor do CHMT, que integra as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, a empreitada “tem um prazo de execução estimado de 10 meses”, sendo que as obras “vão decorrer num perímetro desactivado, sem provocar constrangimentos para os utentes ou para a actividade programada”. 

Com o início das obras, as Consultas Externas da Unidade Hospitalar de Abrantes “regressarão ao piso 02, a localização anterior à reorganização dos serviços à qual a pandemia [de covid-19] obrigou”, e “também o Serviço de Medicina Física e Reabilitação regressará ao seu local de origem”, igualmente no piso 02, na sequência do encerramento da Área de Doentes Respiratórios (ADR) dedicada à covid-19.

Obras no Serviço de Urgências também para breve 

A reorganização do Serviço da Consulta Externa “é temporária”, porque, disse o responsável, “decorrerão em simultâneo com esta empreitada as obras de requalificação e ampliação do Serviço das Urgências Médico-Cirúrgicas da Unidade Hospitalar de Abrantes”, investimento na ordem dos 2,9 milhões de euros (já com IVA incluído) que se espera que se inicie “muito em breve”. 

“Esta obra é extremamente importante para a prestação de cuidados de saúde à população em regime de ambulatório, mas permite, paralelamente, a ampliação do Serviço da Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes, cuja empreitada se encontra dependente desta obra e da finalização do procedimento administrativo subjacente que deverá estar brevemente concluído”, afirmou Casimiro Ramos. 

Após a finalização da empreitada, os serviços das Consultas Externas e da Gastroenterologia da Unidade Hospitalar de Abrantes passam a estar instalados no terceiro piso, ocupando as antigas instalações do Centro de Saúde, que estão agora desocupadas.“As futuras instalações dos Serviços das Consultas Externas e de Gastrenterologia da Unidade de Abrantes apresentam como principal vantagem a concentração dos serviços de saúde ambulatórios num mesmo local, longe da agitação que caracteriza o Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Abrantes, junto ao qual actualmente se localizam”, frisou. 

Com uma área de intervenção de cerca de mil metros quadrados, serão construídos onze gabinetes dedicados às Consultas Externas, três gabinetes alocados ao serviço de Gastroenterologia e três salas de exames desta especialidade, além de uma sala cirúrgica e duas zonas de recobro. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo