Sociedade | 02-10-2022 15:42

<strong>Envelhecer triste e parado é o pior que pode haver para a saúde</strong>

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR

Universidade Sénior de Vila Franca de Xira abriu o ano lectivo na Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria com uma sessão solene.

Depois de uma vida de trabalho envelhecer parado em casa, num banco de jardim ou em romaria para o balcão do café é o pior que pode haver para o corpo e mente. A ideia é defendida por Carlos Reis, 75 anos, presidente da Associação de Alunos da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.

O início de mais um ano lectivo da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, no dia 19 de Setembro numa sessão solene no Palácio da Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria, foi o momento ideal para uma reflexão sobre a importância de ser promovido um envelhecimento activo. “Não queremos que as pessoas envelheçam estagnadas, paradas, tristes, depois de uma vida de trabalho árduo, esforço e sacrifício. A universidade sénior é um local de envelhecimento activo e como tal é à luz desse objectivo que todos nós trabalhamos”, explica.  

O envelhecimento activo é uma das bandeiras do município, ao qual Carlos Reis sente que é necessário anexar a universidade sénior de forma a que mais pessoas possam envelhecer com qualidade ao invés da solidão diária ou dos dos dias a jogar às cartas ou dominó nos cafés.

Qualquer pessoa com mais de 55 anos pode frequentar a universidade, conviver com outros alunos e também aprender e reforçar conhecimentos. Há aulas e cursos para todos os gostos e capacidades. 

Este ano lectivo os alunos podem escolher entre 70 cursos diferentes, desenhados e projectados para enriquecer e promover o envelhecimento activo da comunidade sénior do concelho. Incluem-se cursos de informática, línguas, trabalhos manuais, matemática, entre outros. Cada aluno que ingresse na universidade pode inscrever-se no máximo em cinco disciplinas por ano, que duram todas elas um ano lectivo. A isto, acrescentam-se ainda as actividades de enriquecimento extracurriculares, como a roda de leitura, que se enriquece ainda com as palestras de escritores convidados, as viagens aos Açores e a Barcelona, um grupo coral, tardes de cinema e celebrações de dias festivos, como o dia dos Reis, São Martinho, Natal ou Páscoa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo