Sociedade | 03-10-2022 06:59

Ourém cria regulamento para reconstruir casas destruídas por incêndios

Incêndios que devastaram o concelho de Ourém nos últimos meses levaram a autarquia a avançar com um regulamento para autorizar a atribuição de apoios à reconstrução de habitações afectadas por catástrofes.

O regulamento que vai permitir à Câmara de Ourém ajudar a reconstruir casas destruídas pelos incêndios, conforme prometido pelo presidente da autarquia, Luís Albuquerque, em Agosto, vai começar a ser elaborado. A medida, que se aplica não só a incêndios, mas a situações mais amplas de catástrofe, foi aprovada na reunião de câmara de 19 de Setembro, com o intuito de criar “uma forma administrativa” que permita à autarquia suportar financeiramente a reconstrução de primeiras habitações destruídas. O instrumento legal vai agora estabelecer as regras e os critérios para a atribuição desses apoios.
Recorde-se que os incêndios que afectaram o concelho de Ourém durante este Verão causaram prejuízos estimados em cerca de seis milhões de euros, “sem contar com a floresta”, sublinhou Luís Albuquerque. Além de duas habitações consumidas pelas chamas, no rescaldo da destruição causada pelos incêndios destacam-se prejuízos com animais e um pavilhão de um aviário, uma oficina, anexos, alfaias agrícolas, duas primeiras habitações, casas devolutas e despesas da câmara com máquinas de rasto e com transporte de água. Os números negros dos incêndios em Ourém apontam ainda para uma área ardida de 5,16 mil hectares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo