Sociedade | 04-10-2022 06:59

Ribatejano Mineiro Aires lidera comissão de acompanhamento do novo aeroporto

FOTO ARQUIVO MIRANTE

Presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires é natural do concelho de Abrantes.

O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, Carlos Mineiro Aires, vai presidir à comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente que vai estudar as soluções para o novo aeroporto. “O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas é o presidente da comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente”, confirmou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, referindo-se a Carlos Mineiro Aires, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Questionado sobre uma ideia pré-formada de Carlos Mineiro Aires sobre uma preferência da localização de Alcochete para o aeroporto da região de Lisboa, o ministro respondeu: “A única maneira era nós não termos nenhum engenheiro português a participar no estudo”. “Num país que em 50 anos estudou 17 localizações é normal que ao longo de décadas as pessoas tenham formulado as suas opiniões”, sustentou.

E à pergunta sobre se a opinião do presidente Conselho Superior de Obras Públicas poderá afectar uma decisão, Pedro Nuno Santos afirmou que “não pode afectar e nem afecta obviamente”, no entanto acrescentou que “obviamente as pessoas não ignoram o histórico, nem os estudos do passado”.

“Aliás, eles vão fazer parte da avaliação que será feita. Nós vamos ter uma comissão técnica independente a fazer o seu trabalho. Nós devemos esperar com tranquilidade, nós Governo, as organizações sociedade civil devem ir participantes, nós precisamos é de opiniões diferentes e do seu confronto, mas será a melhor solução”, salientou o governante.

A Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda. Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo