Autarca de Benavente continua a defender aeroporto no Campo de Tiro
Com Santarém a ser hipótese para a solução aeroportuária de Lisboa, Carlos Coutinho volta a sair em defesa da construção do aeroporto no Campo de Tiro, no concelho de Benavente e pede processo sério que não ceda a “pressões de lóbis”.
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, voltou a defender que a melhor solução para a construção de um novo aeroporto para da servir Lisboa é o Campo de Tiro, base da Força Aérea Portuguesa localizada no concelho de Benavente. O autarca vincou a sua posição na última reunião pública do executivo municipal, que aconteceu quatro dias após ter decorrido a reunião na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) onde responsáveis da Megallan 500- Empreendimentos Aeronáuticos apresentaram o projecto aeroportuário para Santarém, e na qual o autarca esteve presente.
O autarca defendeu que Benavente é devido à sua proximidade com a Área Metropolitana de Lisboa uma melhor opção, embora os promotores do projecto para Santarém argumentem que a ferrovia a alta velocidade irá resolver esse problema. Outra diferença é que enquanto a opção Benavente seria dispendiosa para os cofres do Estado, a construção do aeroporto em Santarém depende apenas de financiamento privado, “sem o Estado português colocar lá um cêntimo”. Os promotores, vincou, garantiram que o “aeroporto se faz apenas com investimento privado e que a gestão permite, a prazo, fazer o encaixe financeiro para suportar o investimento.
*Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE