Sociedade | 06-10-2022 06:59

Novo aeroporto: Autarcas do Médio Tejo com grandes expectativas na escolha de Santarém

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR

Promotores que pretendem construir um aeroporto na zona de Santarém apresentaram projecto às comunidades intermunicipais da região.

Os autarcas do Médio Tejo admitem ter “grandes expectativas” perante a inclusão, na avaliação ambiental estratégia do futuro aeroporto, da localização em Santarém, o que, a confirmar-se, “será um grande investimento para a região e para o país”. A tomada de posição foi anunciada após uma apresentação do projecto ao Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, feita por Carlos Brazão, responsável do grupo Magellan 500, “com o propósito de única e exclusivamente efectuar uma apresentação do ponto de vista técnico e do desenvolvimento económico da construção de um aeroporto privado, denominado Aeroporto de Santarém”.
“Os autarcas, sabendo que ainda não existe nenhuma tomada de posição pelo Governo sobre esta matéria, estão obviamente com grandes expectativas, considerando que esta localização foi uma das escolhidas no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo a resolução do Conselho de Ministros. Caso se confirme, será um grande investimento para a região e para o nosso país”, lê-se numa nota da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).
Para os autarcas, “um projecto desta envergadura, que servirá o país e a região, alavancará não só um desenvolvimento ímpar e diferenciador, como também potenciará o desenvolvimento do turismo, a oferta de emprego, expansão de negócios e outros mercados”.

Lezíria satisfeita por ter duas alternativas
Já a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que ouviu no dia 29 de Setembro, igualmente, a apresentação dos promotores do projecto, reagiu declarando satisfação por se inserirem no seu território duas das alternativas que vão ser estudadas, Benavente (onde se situam os terrenos da designada opção Alcochete) e Santarém.

Aeroporto em Santarém entusiasma presidente de Torres Novas

A eventual construção de um aeroporto no concelho de Santarém poderá trazer “um desenvolvimento económico imparável” para a região, disse o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, na última reunião do executivo municipal. Para o autarca, esse investimento “criaria um grande desenvolvimento económico, imparável na nossa região, obviamente com as partes altamente positivas e algumas negativas, como em tudo na vida”. Pedro Ferreira revelou também que a Câmara de Torres Novas está, de forma indirecta, envolvida nesse projecto e será chamada para uma comissão que irá acompanhar todo o processo. O presidente da Câmara de Torres Novas revelou ainda que Leiria também apoia a opção de localização do novo aeroporto da Grande Lisboa na zona de Santarém”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo